"Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!"
( Machado de Assis )

Jornal da Época



Surge um novo movimento:Simbolismo
Reportagem:Brenda Almeida,Géssica Poliana e Juliana Martins. 

 O período é de profundas modificações sociais e políticas, provocadas fundamentalmente pela expansão do capitalismo, na esteira da industrialização crescente, e que convergem para, dentre outras conseqüências, a I Guerra Mundial. Na Europa estão germinado idéias científico-filosóficas e materialistas que procuram analisar racionalmente a realidade e assim apreender as novas transformações; essas idéias, principalmente as do positivismo, influenciam movimentos literários como o Realismo e o Naturalismo, na prosa, e o Parnasianismo, na poesia.
No entanto, os triunfos materialistas e científicos não são compartilhados ou aceitos por muitos estratos sociais, que têm ficado ao largo da prosperidade burguesa característica da chamada "belle époque"; pelo contrário, esses grupos alertam para o mal-estar espiritual trazido pelo capitalismo.
Do âmago da inteligência européia está surgindo uma oposição vigorosa ao triunfo da coisa e do fato sobre o sujeito - aquele a quem o otimismo do século prometera o paraíso mas não dera senão um purgatório de contrastes e frustrações". A partir dessa oposição, no campo da poesia está dando origem a um movimento chamado de Simbolismo.
Esse movimento está tirando o sono de muita gente principalmente aqui no Brasil  já que o país passa também por intensas e radicais transformações ,ainda que diferentes das vividas na Europa.O advento da Repúlica e a abolição da escravatura estão modificando as estruturas politicas e econômicas no país.
 Ocorrem boatos que a publicação de Broquéis e Missal, de João da Cruz e Souza, inaugura este movimento, que se caracteriza por melancolia, gosto dos ritmos fluidos e musicais, incluindo o uso de versos livres; uso de imagens incomuns e ousadas. O cuidado na evocação das cores e de seus múltiplos matizes mostra, também, uma influência do Impressionismo. Alphonsus de Guimaraens é um outro possivel alimentador desse movimento racionalista.
Cruz e Souza
Alphonsus de Guimaraens
                                                                          










Veja um trecho em primeira mão do livro que aparenta ser o ponto de partida desse novo movimento, Broquéis e missal ,de João da  Cruz e Souza:

“Ó Formas alvas, brancas, Formas claras

De luares, de neves, de neblinas!

Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...

Incensos dos turíbulos das aras


Formas do Amor, constelarmente puras,

De Virgens e de Santas vaporosas...

Brilhos errantes, mádidas frescuras

E dolências de lírios e de rosas ...
                                                                                                                                                                                                               
Indefiníveis músicas supremas,

Harmonias da Cor e do Perfume...” 

Ainda que não nos caiba julgar os motivos que levaram à adoção  desse livro como inauguradora do simbolismo, é necessário observar bem as mensagens por trás das palavras que o compõem.Quem sabe não há uma  mensagem que indique um incentivo á revolução social e econômica no mundo?Esse movimento começa a engatinhar e sabe-se lá a verdadeira intenção por trás de uma simples idéia de emoção poética. Só nos resta esperar e torcer para que não seja nada de mais.                                                                                                                                                        
Edição X                                                                                                        Ano: 1893